Regulação de Sinistro

A regulação de sinistro se trata de um conjunto de procedimentos para verificar a existência, a causa e as circunstâncias do sinistro, como a extensão dos danos e o seu enquadramento no contrato de seguro.

Na prática, “regulação de um sinistro significa o processo de apurar o montante dos prejuízos indenizáveis e chegar a um acordo com a pessoa que sofreu prejuízos” (PRAHAL, Robert. Introdução a sinistros. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Seguros, 1997, p. 70).

O procedimento de Regulação de Sinistro

Via de regra, tem a função de proteger o patrimônio do segurado considerando-se uma obrigação legal assumida perante terceiros que sofreram danos ou perdas por aquele causado.

O procedimento de Regulação de Sinistros, relaciona-se com a questão da obrigação de indenizar, mas o processo não se dá quando o mesmo ocorre e sim quando o dano tem cobertura numa determinada garantia do contrato de seguro.

Antes de qualquer indenização, é necessária a apuração dos danos e a avaliação da cobertura, etapas integrantes do processo denominado “regulação de sinistro”, podendo resultar na constatação de um evento coberto pelo seguro, respaldando a indenização cabível nos termos do contrato.

O que faz o Regulador de Sinistros na indenização do segurado?

A equipe responsável pela regulação de sinistros  atua como uma facilitadora entre o segurado e a seguradora, desenvolvendo importantes funções como:

  • Análise da causa do sinistro;
  • Vista da documentação para solicitar o envio dos documentos faltantes;
  • Avaliação de todos os fatos relacionados ao evento, com atenção a todo detalhe importante para composição do cenário do ocorrido;
  • Fornecimento de um parecer técnico;
  • Mesmo que a decisão final sobre a cobertura do dano seja de alçada exclusiva da seguradora, o regulador é quem oferece subsídios para esta tomada de decisão, respondendo questões como:
    • A carga está averbada?
    • O evento está de acordo com regras da apólice?
    • Alguma lei de trânsito foi violada?
    • O limite de peso e a velocidade foram respeitados?
    • Os documentos estão em dia?
    • A entrevista do motorista e a do assistente – se houver, seguem os fatos e acontecimentos?

Disponibilizamos aos nossos clientes nossa base de dados com mais de 35.000 empresas reparadoras com quem já tivemos alguma experiência.
Podemos indicar, selecionar, cadastrar e, negociar padrões de atendimento, seguindo critérios estabelecidos conjuntamente com nossos parceiros para novas unidades de atendimento.
Regulação de sinistros em veículos agrícolas
Com os padrões utilizados na regulação de sinistros de automóvel, nossa equipe, tem se especializado na regulação de equipamentos agrícolas, tais como colheitadeiras, tratores, etc.

Entre em contato e conheça nossos serviços!